Eduardo Carmello
Para gerar valor na Complexidade, precisamos de uma nova forma de aprender.
Para suportar as intensas mudanças nos próximos 20 anos, organizações, culturas, líderes, educadores e aprendizes compreendem que é necessário criar estratégias de capacitação que não esteja limitadas ao modo de ensinar, mas no fomento da aprendizagem singular, que modifica o desempenho, amplifica inovações e transforma realidades.
As organizações mais inovadoras focam seu modo de atuar em descobertas e experimentos que serão testados com os seus clientes para a obtenção da aprendizagem validada e viável. E depois aplicam esses conhecimentos valorosos para produzir produtos, serviços, experiências e até novos modelos de negócio, entregando valor de forma antecipada e contínua.
Diante do contexto organizacional cada vez mais complexo e incerto, criei o conceito da Aprendizagem Singular, que é “um processo diferenciado de evolução onde o próprio Sujeito determina seus objetivos de desempenho e inovação. Ele desenha sua jornada de captura, construção e entrega de valor singular, transformando-a em projetos estratégicos configurados no modo Sprint”.
Pense no modo de tralhar e aprender de uma Startup. Ela cria um objetivo de melhorar a experiência ou o sucesso de um cliente. Organiza um projeto de inovação onde começa a buscar informações sobre os principais desafios, dores, problemas e desejos relevantes. Em seguida, desenha uma série de ideações, experimentos, prototipações, tarefas e ações que serão desenvolvidas e entregues ao longo de 15 ou 30 dias. Sprint significa que elas capturam, produzem e entregam valor em ciclos curtos, dando singularidade, consistência e velocidade nos seus aprendizados.
São organismos vivos, inteligentes e diferenciados, justamente pelo seu modo diferenciado de aprender.
Bem diferente dos modelos tradicionais da Cultura Educacional, das Escolas de Administração e dos treinamentos ministrados pela Educação Corporativa.
Por que os modos tradicionais não geram valor na Complexidade
Imagine que você é um Líder e foi convidado a implementar um Programa de Inovação na sua Empresa. Ou mesmo um Coach/Mentor que recebeu a mesma demanda de um grande Cliente. Curiosamente você está começando um MBA de Gestão de Pessoas e descobre que a matéria de Inovação está no terceiro semestre. Você está no primeiro semestre.
Como você que é proativo, conversa com o Coordenador do MBA, explica a situação e solicita que ele antecipe a matéria de Inovação para você aprender a implementar o seu Valioso Programa na Empresa em 30 dias.
Qual será a resposta dele?
Mesmo se for um curso on-line, com total capacidade da Instituição liberar o módulo gravado, você terá grande dificuldade de obter “autorização” da Instituição.
Perceba que são as instituições ou a Educação Corporativa que definem o que todos devem aprender. Numa sequência enorme de conteúdos e tempo quase impossíveis de se modificar.
E mesmo diante da relevância do seu Projeto, que pode melhorar sua reputação e desejabilidade, você terá que esperar e seguir o conteúdo programático desenhado de forma generalizada.
Suponha que, por um milagre, a instituição liberasse o módulo de Inovação.
Ávido por aprender, assiste todo o módulo on-line de 16 horas e se dá conta de que todas aquelas informações não respondem a sua principal pergunta: como implanto um programa de Inovação?
O conteúdo programático é essencialmente para iniciantes. Foca na disseminação de informações para demonstrar a Importância da inovação no mundo moderno. Porque as empresas precisam inovar. Os diversos tipos de inovação. Os grandes inovadores e suas estórias de sucesso.
Depois de tudo isso, você faz uns exercícios para descobrir se tem perfil de inovador, lê um estudo de caso para descobrir quais os tipos de inovação foram utilizados pela empresa e, no final, faz uma série de exercícios de fixação para compreender se você entendeu tudo o que o módulo de inovação lhe apresentou.
Você paga muito caro e espera muito tempo para receber informações irrelevantes, que não foram singularizadas para atender seu objetivo de aprendizagem.
Aprendizagem Singular: just for you, just in time, just enough
O modelo da Aprendizagem Singular constata que é mais eficaz, rápido e consistente construir soluções de aprendizagem alinhadas aos objetivos estratégicos do Sujeito e também nos diferentes estágios de realização em que ele se encontra.
Aquilo que é necessário ao Sujeito: Capacidade para fazer uma análise do que o aprendiz já sabe, possui e aplica em cada estágio de sua jornada de transformação. Ter clareza sobre o que ele precisar fazer especificamente, tanto para dar conta de seus objetivos em seu nível ou estágio, mas como também o que ele precisa aprender para ascender ao próximo nível de atuação.
O que ele precisa neste momento: obter clareza sobre o que o sujeito precisa aprender para realizar ações no tempo presente, diante da circunstância em que se encontra. O aprendiz sempre clama por informação precisa, detalhada e relevante, nos momentos mais significativos. A aprendizagem singular é excelente em dar a informação que o aprendiz precisa, no momento que ele precisa.
O que é suficiente: diante de um cenário de excesso de informações, é extremamente importante conseguir ter uma curadoria de conhecimentos, oferecendo a quantidade adequada de informação. Saber construir blocos de aprendizagem perfeitamente ajustados às necessidades, para que o sujeito consiga assimilá-la e aplicá-la, realizando na velocidade e consistência adequada seus objetivos prioritários.
O Conhecimento é como um alimento especial. A qualidade e quantidade ideal parafortalecê-lo, deixando-o apto para desempenhar e alcançar suas realizações.
A Aprendizagem Singular contempla uma relação que vai além da determinação Pedagógica e Andragógica (onde quem define o que ensinar e como aprender são instituições de Ensino) evoluindo para uma relação Heutagógica de Aprendizagem.
A Heutagogia preza pela aprendizagem autodirigida, contemplando a autonomia, a autoeficácia e a autossuficiência. O Sujeito desenha, determina, gerencia e produz a si mesmo como uma obra de arte. Não se trata de egoísmo e sim da possibilidade de desenvolver suas diferenças, potências e dignidade de sua existência.
03 componentes diferenciados da Aprendizagem Singular
1 – O Design Singular: ao invés fazer diversos tipos de assessments para classificá-lo em algum molde conceitual, o Design Singular compreende qual tipo de desafio, objetivo e projeto o Sujeito quer realizar. Clarifica uma jornada de transformação do conhecimento em resultado, que consiste em 04 estágios: Saber Melhor, Fazer Melhor, Entregar Melhor e Resultar Melhor. Fazemos uma distinção entre Competência e Capacidade. Competência compreende os estágios Saber Melhor e Fazer Melhor. E Capacidade compreende os Estágios Entregar Melhor e Resultar Melhor. É muito comum você perceber Organizações e profissionais que são competentes, mas não são capazes de produzir valor na Complexidade. Sabem muito sobre algo, mas não conseguem transformar aqueles conhecimentos em resultado desejado pelos clientes.
No Design Singular fazemos um alinhamento preciso entre os objetivos de aprendizagem com os objetivos de desempenho, reconhecendo em qual estágio o sujeito está, acelerando sua jornada de transformação dos objetivos singulares em entregas de valor diferenciado.
2 – A integração da Aprendizagem Declaratória, Procedural, Validada e Viável.
Para construir valor diante da complexidade, precisamos integrar os modos de aprendizagem, não se limitando apenas ao modo declaratório. Entendo a aprendizagem na complexidade como um processo de incorporação de novos conhecimentos que resultam na progressão do desempenho humano e organizacional, validado e viabilizado pelos clientes.
Com essa visão, Aprendizagem Singular vai além de apenas ensinar o que é o Scrum (Saber Melhor). Ela te capacita a incorporar o framework na sua agenda de trabalho (Fazer Melhor), melhorar as métricas de suas entregas (Entregar Melhor) e impactar positivamente os seus KPI’s (Resultar Melhor), pois o cliente não só aumentou a nota do NPS como também comprou mais de você. O diferencial é que você não se torna apenas competente, se torna capaz.
3. O modelo APRII (aprendizagem e inovação de Impacto)
Na Aprendizagem Singular, o objetivo de construção de Valor e aprendizagem é definida pelo Sujeito. Ele cria a sua jornada de capacitação no modo Sprint. Nós sabemos exatamente em que estágio ele está. Em cada estágio há um conjunto de atividades, tarefas, habilidades a serem realizadas. E há obstáculos que fazem com que a aventura fique mais lenta ou mesmo que impeça a conclusão de seus objetivos.
Com isso criamos sessões (APRII) de investigação, resolução e modificação desses impedimentos, com o objetivo de fazer fluir o conhecimento e ganhar velocidade de realizações e entregas. Essas sessões são extremamente eficazes pois, através da Jornada Singular, sabemos de forma ágil e precisa, qual é o projeto, o estágio, as atividades e os obstáculos específicos que precisamos atuar para fazer o trabalho caminhar com consistência e velocidade.
Esses são os diferenciais utilizados para alavancar a aprendizagem e inovação.
O Futuro Promissor é construído através da Heutagogia que alavanca a Aprendizagem Singular. A jornada de aprendizagem desenhada por e para você. Sem conteúdos generalizados, pasteurizados e que não te ajudam a evoluir na sua própria realidade.
É de extremo valor praticar a Aprendizagem Singular para produzir Agilidade, Inovação e Diferenciação.
Eduardo Carmello
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