Eduardo Carmello
No ambiente de negócios atual, é fundamental criar relacionamentos caracterizados por interações respeitosas, contínuas e personalizadas.
Ótimas organizações se diferenciam pela construção de interações sólidas e significativas, tanto para o sucesso dos clientes quanto para a retenção de talentos.
As organizações que conseguem promover uma conexão profunda e autêntica, tanto internamente quanto externamente, possuem uma vantagem estratégica. Nosso modelo de atuação em Customer Experience e Customer Success se baseia em três pilares de conexão: a conexão externa com clientes e mercados, a conexão vertical com o propósito e valores da organização, e a conexão horizontal entre departamentos, pares e equipes.
O primeiro pilar é a conexão externa, que foca no entendimento profundo das necessidades, problemas e desejos dos clientes. A capacidade de ouvir e responder aos anseios dos clientes de forma empática e proativa fortalece o relacionamento e promove a lealdade. É através dessa conexão que a organização se torna mais relevante e essencial no mercado, transformando insights em inovação e entregas contínuas de valor.
O segundo pilar, a conexão vertical, reforça o alinhamento interno com os valores, propósitos e objetivos da organização. Para que haja coerência e impacto, é essencial que todos os colaboradores tenham clareza sobre o papel que desempenham e como suas metas se conectam ao propósito maior da empresa. Isso resulta em equipes mais comprometidas e em uma cultura organizacional ágil e inovadora, sque transforma conhecimento e valores em resultados superiores.
O terceiro pilar é a conexão horizontal, voltada para a integração entre departamentos e equipes. A tecnologia e o modelo de trabalho remoto têm contribuído para o distanciamento das equipes, resultando em relações mais frias e fragmentadas. É necessário criar canais de comunicação que promovam empatia e colaboração, reconstruindo as relações interpessoais e a cultura organizacional, garantindo relações empáticas, assertivas e de alta confiança.
Ao integrar esses três pilares, a organização não apenas fortalece suas relações com clientes e talentos, mas também cria um ambiente de colaboração e inovação que sustenta seu crescimento a longo prazo. Essas conexões são a base de uma cultura de responsabilidade, de alta performance e com um forte senso de propósito.
Tópicos da Palestra
• A Conectividade com Clientes e Mercado: Todo relacionamento é uma forma de compreender profundamente as necessidades e expectativas dos clientes, customizando o portfólio de produtos e serviços e também criando novas oportunidades de oferta e atendimento memorável e único;
• Transformando Insights em Soluções – Utilizando o conhecimento sobre os clientes para ajudá-los a obter ter sucesso no curto e médio prazo;
• A Conectividade Vertical: Propósito e Valores Organizacionais – como aprimorar o engajamento e o senso de pertencimento dos funcionários através de ambiente e experiência de coerência, fortalecendo o vínculo com a missão, visão e propósito da Organização;
• A Conectividade Horizontal: Comunicação Empática e Colaboração entre departamentos e equipes (Ambientes Virtuais e Presenciais) – Ferramentas para humanizar e estreitar relações empáticas e assertivas;
• Cultura Organizacional Viva: como manter e disseminar a cultura organizacional em tempos de mudanças tecnológicas, criando oportunidades únicas de colaboração, confiança e troca de conhecimento constante para promover desenvolvimento e crescimento contínuo.