Como criar uma Cultura de Inovação

line break Eduardo Carmello



A Cultura de Inovação orienta um processo criativo e sustentável de desenvolvimento de produtos e soluções, gerenciando fatores sistêmicos como ambiente de confiança e experimentação, competências sobre Customer Experience (CX), Customer Success, Design Thinking, Mindset Ágil.

As Organizações que mais empreendem com efetividade focaram na construção ou calibração de uma Cultura de Inovação, pois entenderam que ela é o grande diferencial de competitividade. Diferentemente de outras que só investiram em ferramentas, artefatos e atividades criativas, sem conectá-las com o “jeito de pensar e agi da mesma”.

Colocaram uma roupa moderna nos líderes, fizeram treinamentos de Criatividade, mas continuaram com o seu mindset centralizador, controlador, pensando de dentro para fora, sem empatia e resolutividade para as verdadeiras necessidades de seus clientes.

Uma Cultura de Inovação também trabalha para eliminar atividades ineficientes e burocráticas e capacita a Liderança para pensar e atuar de forma Ambidestra, ou seja, sabe maximizar os resultados do motor de crescimento e também sabe promover projetos do motor de Inovação Radical ou Disruptiva.

Alguns tópicos da Palestra:

* A Cultura de Inovação e os processos de geração de valor que fortalecem e maximizam as Metas e Métricas da Organização; 

* Como integrar modelo mental de inovação com o redesign de sistemas, processos, jeito de atuar e se relacionar, competências e capacidade de aprendizagem à estratégia e sistemas de incentivo que reconheçam o comportamento inovador; 

* Cultura de Inovação e estratégia de crescimento: como aprender a criar, compartilhar e implementar inovações como foco em Resultados, centrado no sucesso dos clientes 

* Como atuar como um Design Thinker, criando oportunidades em ambientes de complexidade e resolvendo problemas complexos dentro da Organização.