Liderança com mindset ágil

line break Eduardo Carmello



Em meados de 2001, 17 profissionais que trabalhavam intensamente com desenvolvimento de software se reuniram para discutir e aprofundar como melhorar seus processos e torná-los mais valorosos para seus clientes.

Perceberam que, diante de cenários cada vez mais complexos, mudanças rápidas e intensas, era preciso uma nova metodologia de desenvolvimento de softwares que fosse mais consistente, ágil e que tivesse entregas contínuas de valor.

Entre eles estavam Ken Schwaber e Jeff Suterland, os criadores do Framework Scrum, um dos mais conhecido e atualmente utilizados.

Criaram também o Manifesto Ágil, com seus valores e princípios que serviram de base para o gerenciamento de projetos diferenciados, por sua eficácia e efetividade.

O diferencial de uma liderança com mentalidade ágil está na capacidade de interação com a sua equipe para produzir conhecimentos novos e funcionais, entregando produtos, serviços e experiências de real valor aos clientes.
Saber priorizar tarefas e metas a partir de indicadores de celeridade, resolutividade, desejo de compra e indicação da marca.

É essencial a redução do ciclo de inspeção e verificação das entregas da equipe, eliminando todo e qualquer obstáculo que impeça a mesma de trabalhar com agilidade e consistência.

E a criação de um ambiente de extrema confiança, onde todos podem questionar decisões, comunicar erros e corrigi-los rapidamente, defendendo sempre a excelência de princípios e promessas da Marca ao invés de status quo, feudos ou interesses pessoais e políticos.

A Organização ganha dinheiro novo, entregando inovações que os clientes desejam e querem comprar e também ressignifica o conceito de produtividade, eliminando desperdícios, ganhando tempo e inteligência para a produção de desempenho e inovação contínua.