Eduardo Carmello
“Um bom elogio pode me sustentar por dois meses!”
Mark Twain
Você já se sentiu não apreciado ou não reconhecido por um trabalho que está fazendo?
Como é a sensação?
Quantos produtos você precisa ganhar para minimizar essa sensação?
O que fazer com uma equipe de vendas que já ganhou três televisores, duas viagens, quatro Ipod’s….
As empresas mais conscientes e atentas à construção de valor através de relacionamentos de qualidade estão comprovando na prática o que os psicólogos organizacionais insistiram em dizer e que poucos ouviram:
O que nos move, nos energiza, o que nos leva para frente é muito mais a percepção das necessidades atendidas do que “coisas ou produtos” que satisfazem estas necessidades.
Você só pode sanar a necessidade de reconhecimento – uma necessidade legítima e altamente importante que todos nós hoje precisamos – com reconhecimento e apreciação.
Conversando recentemente com uma equipe de vendas, os três primeiros colocados de uma campanha de incentivo me disseram.
– É claro que é legal ganhar mais uma viagem ou aparelho eletrônico, mas o que eu gostaria mesmo é que meu líder ouvisse mais minhas idéias sobre o futuro da nossa empresa.
Outro comentou:
– Aqui ganho muitas coisas, mas sinto-me mais como um coelho que corre atrás de cenouras do que como um homem que pensa e pode fazer algo mais nobre.
Eu creio que seria bom ouvir do meu chefe:
– Eu aprecio o seu esforço, o seu trabalho, eu aprecio quem você é!!!
Não com aquele tapinha nas costas e sorriso amarelo, mas de maneira séria, genuina.
Na Eaton Truck (www.eaton.com.br) a motivação é alimentada por meio de práticas de reconhecimento, como forma de estimulo ao comprometimento de todos com a busca de metas desafiadoras. A empresa entende que o funcionário motivado e reconhecido se envolve mais, se compromete mais, produz mais e está mais apto a atingir os objetivos da Organização.
À medida que o Capital Humano e Intelectual de uma Organização se torna um dos ativos mais importantes da Gestão, consideramos que os programas de Reconhecimento devem estar posicionados estratégicamente e ser percebido pelos profissionais como “altamente relevante”, pois é uma forma de se engajar e manter Talentos importantes na Organização.
Ações de Reconhecimento, a partir dos trabalhadores.
Podemos considerar duas categorias de Reconhecimento:
Formal: Caracterizado por um prêmio – uma medalha, um certificado, uma placa – feito num evento, em data especial, comunicando à todos tal realização.
Informal: Caracterizado por uma apreciação mais pessoal, sem data marcada, de maneira sincera, espontânea, quase que imediatamente após a manifestação de uma ação, atitude ou um trabalho bem feito.
A Petrobras procura manter uma política de valorização do capital humano, aprimorando o balanceamento das práticas de reconhecimento e recompensa pelo trabalho, considerando os resultados das equipes e o desempenho individual.
Cada empresa pode desenhar o seu programa de Reconhecimento.
É importante ressaltar que na gestão moderna baseada em Conhecimento, a difícil arte de engajar e manter Talentos preciosos na Organização pode ser melhor gerida se os programas de Reconhecimento estiverem na lista de prioridades estratégicas. Deve-se criar programas balanceado, condizente com os valores da própria organização e com a forma e a qualidade de reconhecimentos que os próprios empregados gostariam de receber.
Precisamos saber se nossos colaboradores preferem Reconhecimentos planejados ou espontâneos, se preferem que sejam para a equipe ou individualizado, se preferem que seja verbal, escrito, se no auditório da empresa ou num restaurante badalado.
Enfatizamos o posicionamento estratégico, pois os Talentos da Organização precisam perceber que o programa é verdadeiro e genuino, voltado para o reconhecimento de suas idéias e performance. E não mais um programa para “cumprir tabela”, como muitos que vemos por aí.
Um programa de Reconhecimento deve ser suficientemente forte, à ponto de impactar positivamente na decisão dos Talentos em ficar na empresa, em contribuir de maneira distinta nos objetivos e metas estratégicas.
O Reconhecimento pode ser dado à uma tarefa, atitude ou competência valorizada, à qualidade do desempenho ou valor criado e até pelos atributos ou posturas destacados de uma pessoa.
Vale lembrar a citação de James Kouzes e Barry Posner, em seu livro “O Desafio da Liderança”(Editora Campus,2003):
“Você não pode comprar o empenho das pessoas – fazê-las se interessarem, ficarem até tarde ou chegarem cedo – apenas com cartões de agradecimento, adesivos ou placas. O que faz com que tudo isto aconteça de maneira eficaz é a preocupação genuína e o respeito que você demonstra por aqueles que estão fazendo o trabalho.
Deixe um comentário